Vacinação contra a raiva em Niterói vai até às 5 da tarde

07.10.2017

Podem ser imunizados cães e gatos, machos e fêmeas, a partir dos três meses de idade

Hoje (7/10) é dia de vacinação contra a raiva para os cães e gatos de Niterói. A campanha vai até às 17h, em 73 postos espalhados pela cidade. Podem ser vacinados caninos e felinos, machos e fêmeas, a partir dos três meses de idade. De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Fundação Municipal de Saúde (FMS), a meta é vacinar cerca de 60 mil animais. O último caso de raiva em humanos registrado em Niterói foi há mais de 30 anos, graças ao trabalho de prevenção.

 

“A vacina, feita de cultivo celular com vírus morto, é bastante segura e não tem contraindicações. A pessoa que for conduzir um animal para vacinar, deve saber fazer a contenção e ter autoridade sobre ele. A contenção é de responsabilidade do condutor, cabendo ao vacinador apenas a aplicação da dose, por isso não é recomendável que crianças sozinhas conduzam animais para vacinar”, orienta o chefe do CCZ, Francisco de Faria Neto.

 

Os cachorros devem ser conduzidos aos pontos de vacinação pela coleira. No caso de cachorros de grande porte, será necessário o uso de focinheiras. Já os gatos devem ser levados em caixas de transporte ou dentro de algum tipo de bolsa, uma vez que os felinos se estressam facilmente e podem fugir.

 

Doença – A raiva é uma doença gravíssima, que apresenta quase 100% de letalidade. No meio urbano ela pode ser transmitida principalmente por cães ou gatos. Em caso de mordida por um desses animais, o CCZ alerta que o local ferido deve ser imediatamente lavado com água e sabão neutro. Em seguida, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para receber os primeiros cuidados e o encaminhamento para uma das policlínicas que funcionam como polo de profilaxia da raiva. Outra medida é, sempre que possível, isolar o animal por dez dias, acompanhando o grau de manifestação da doença e registrando o local onde habita.

 

“A segurança sanitária dos animais, das famílias, enfim, de toda a comunidade niteroiense se deve ao fato de estarmos mantendo o cronograma de vacinal animal anualmente”, finaliza Francisco.

Postos de vacinação no site da prefeitura: www.niteroi.rj.gov.br

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino