Redução de riscos de desastres será tema de encontro estadual

01.10.2017

Petrópolis sediará o 1º Colóquio de Defesa Civil, de 9 a 11 de outubro. O encontro discutirá o tema “A Defesa Civil e os saberes: experiências e desafios”, reunindo a comunidade científica, profissionais da área e a população, na Faculdade de Medicina de Petrópolis. A semana marca o Dia Mundial de Redução do Risco de Desastres, em 13 de outubro. Um dos participantes será o presidente da Associação Brasileira de Redução de Riscos de Desastres, Airton Bodstein, vice-coordenador de pós-graduação em Defesa Civil da UFF.

 

Fotos: divulgação

 “Queremos transformar Petrópolis em uma cidade resiliente, e a troca de informações é parte fundamental desse objetivo”, diz o secretário municipal de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz. 

 

O evento segue o Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres (2015-2030), firmado no Japão e do qual o Brasil é signatário. O documento prevê a aproximação dos órgãos de Defesa Civil com as universidades e centros de pesquisa, como forma de aprimorar as ações de prevenção de desastres para a proteção da vida.

 

“Consideramos fundamental o diálogo entre os centros produtores de conhecimento, os agentes públicos e a sociedade. Este é o único caminho para a constituição de uma verdadeira rede de proteção à vida e prevenção de desastres. Nosso papel é favorecer o debate e tornar visíveis as experiências exitosas nessa área tão sensível para o Estado do Rio", completa Maria Isabel de Sá Earp, supervisora geral da FMP/Fase.

 

Quem quiser participar do encontro deve doar um pacote de fralda infantil para a campanha de arrecadação organizada pela Defesa Civil. Os interessados podem se inscrever em http://www.fmpfase.edu.br/curso/20173_Evento/6317DefesaCivil2017/. A FMP/Fase fica na Av. Barão do Rio Branco 1003, no Centro de Petrópolis.

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino