Itaboraí realiza campanha de vacinação contra a raiva

A Secretaria de Saúde de Itaboraí realizará neste sábado (30/9) das 8h às 17h, a Campanha Antirrábica Animal 2017, destinada a cães e gatos em 57 postos de vacinação. A campanha “Se liga, bicho! Raiva é caso sério” tem como meta vacinar aproximadamente 80% do quantitativo de animais estimados na cidade em 31 mil

Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Renato Botticini, há três anos o município não realizava esta campanha de vacinação, cujo principal objetivo é prevenir e controlar a raiva transmitida por cães e gatos.


Para a vacinação, os cães devem estar com coleira e guia, e os gatos em caixas de transporte apropriadas. Animais com temperamento agressivo precisam estar com focinheira. Sintomas como dores no local vacinado, febre e comportamento mais quieto do animal podem ocorrer até 36 horas após a aplicação.

Os cães, gatos e morcegos são os principais transmissores da raiva, e a única maneira de controlar essa doença é com a vacina. Por isso, a importância da participação na campanha, que é gratuita com doses fornecidas pelo Ministério da Saúde. Vale ressaltar que a raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso do homem, incurável e com índice de letalidade próximo a 100%.


A raiva continua sendo um problema de saúde pública nos países em desenvolvimento, especialmente a transmitida por cães e gatos em áreas urbanas, mantendo a cadeia de transmissão animal doméstico/homem. A campanha antirrábica é uma medida eficiente de prevenção no ciclo urbano da doença.