Petrópolis: mais de 4 mil pessoas participaram da Ação Social

25.09.2017

Programação contou com emissão de documentos, orientação

jurídica, corte de cabelo e brincadeiras com as crianças

 

Fotos divulgação/PMP

A Ação Social promovida pela prefeitura de Petrópolis levou para a Escola Municipal Alto Independência mais de 20 tipos de atendimentos gratuitos para a comunidade no sábado (23.09). Mais de 4 mil pessoas participaram da ação que contou com serviços como orientação sobre programas e benefícios sócio-assistenciais, elaboração de currículo para o Balcão de Empregos, emissão de carteira de trabalho, informações sobre as vantagens de ser microempreendedor individual, isenção de IPTU (idosos), lançamento de IPTU e sobre o programa Fique em dia – iniciativa sobre regularização de débitos. A população também pode fazer teste de glicemia, aferição de pressão e obter informações sobre os testes de DST, planejamento familiar, Programa da Mulher (pré-natal, pós-parto, amamentação, exames preventivos).

 

“O Independência foi o bairro escolhido para ser o ponto de partida desse projeto que beneficia tantas famílias. Sabemos o quanto pode ser complicado para as pessoas conseguir informações sobre os programas assistências e até mesmo realizar a emissão de segunda via de documentos, com a rotina tão corrida. Por isso a concentração dos serviços em um mesmo local é tão proveitosa. Essa foi a primeira ação. Queremos estender esses benefícios para os outros bairros da nossa cidade”, destaca o prefeito Bernardo Rossi (PMDB).

 

A secretária de Assistência Social, Denise Quintella, destacou o esforço de todas as secretarias municipais na Ação Social. “Esse é o resultado do esforço de todos. O Independência merece essa atenção. Vamos realizar esse tipo de ação de dois em dois meses nos bairros da nossa cidade. Além de receberem informações sobre os programas sociais, conhecer os projetos culturais e educacionais, as pessoas também receberam orientações importantes sobre os programas sociais do governo e tiveram a oportunidade de cortar cabelo, aproveitar as manicures e deixar as crianças se divertir nos brinquedos. Com um leque grande de serviços, direcionamos a ação para todos os públicos”, disse.

 

Durante a Ação Social, os moradores puderam ainda ter informações sobre o Cadastro Único (CadÚnico) - porta de entrada para ter acesso a programas socioassistenciais  - e orientações sobre os direitos das mulheres no Ônibus Lilás, do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram). O Procon tirou dúvidas dos moradores sobre as relações de consumo, a Enel mostrou como obter tarifa social de energia e como conseguir desconto na conta de luz por meio da coleta seletiva junto à Comdep.

 

A entidade Seja Digital realizou os agendamentos para a retirada dos kits de conversão para a TV digital e a Fundação Leão XIII emitiu gratuitamente segunda via identidade e de certidões de casamento, nascimento e óbito. O Detran ficou responsável pela emissão de documento de identidade e a Águas do Imperador realizou a negociação de débitos, atendeu pedidos de novas ligações, segunda via de conta e troca de titularidade. Já a Superintendência de Política para a Juventude (Governo do Estado) ofereceu corte de cabelo, barbeiro, manicure, sobrancelha, maquiagem e realizou uma oficina de Grafite.

 

“Essa ação foi muito importante. Um marco no nosso bairro que facilitou e muito a vida das pessoas. Só temos a agradecer a atenção e carinho com a nossa população”, contou Marcelino Fernandes, presidente da Associação de Moradores do Independência.

 

Adriana Teresa Rodrigues aproveitou a oportunidade para fazer o pedido de segunda via da carteira de identidade. “Facilitou muito a minha vida. Aproveitei também para adquirir a segunda via da certidão de nascimento. Durante a semana eu não tenho tempo para correr atrás desses serviços, então essa ação ocorreu na hora certa. Estou muito feliz”, afirmou.

 

“Aproveitei para solicitar a segunda via da minha carteira de identidade. Estava precisando muito disso e fiquei feliz quando soube que poderia fazer o pedido perto de casa”, contou Silvânia Lázaro.

 

Adão Pena, morador do bairro há 44 anos, afirmou nunca ter visto uma ação tão generosa. “É uma alegria ver tantos serviços juntos, as crianças brincando, ganhando algodão doce, todos felizes. É muito bom participar de uma ação que beneficia todos os nossos vizinhos e amigos”.

 

O público ainda prestigiou apresentações especiais das bandas marciais Trovão Imperial, da E.M Geraldo Ventura Dias e Banda Professora Leila de Souza Castro da Escola Paroquial Nossa Senhora da Glória. Os alunos do Centro Educacional São Jorge realizaram uma apresentação musical especial em homenagem à primavera e o Centro de Referência em Educação Inclusiva João Pedro de Souza Rosa – CREI – da Secretaria de Educação levou uma exposição artística com telas feitas pelos alunos atendidos na unidade. Além disso, os servidores da Educação que atuam no CREI promoveram uma oficina culinária com as crianças. Na ocasião, o chef Vitor Pizzi, ensinou as crianças a fazerem cajuzinhos.

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino