São Gonçalo comemora nesta sexta 127 anos de emancipação

São Gonçalo completa nesta sexta-feira (21), seus 127 anos da emancipação político-administrativa da cidade. Apesar do forte incêndio que atingiu a sede da Prefeitura na última sexta-feira (15) e, por consequência, a interdição do prédio, o executivo decidiu manter a programação de comemoração, com o tradicional desfile cívico e militar, que acontece nas ruas do Centro. Durante o evento, algumas ruas ficarão interditadas, modificando o trânsito na região

A partir das 8h, estudantes da rede pública e particular de ensino, grupos de escoteiros e instituições militares percorrem as ruas Coronel Moreira César e Feliciano Sodré. Para o desfile, algumas ruas do entorno, além das principais, ficarão interditadas, entre elas a Rua Coronel Serrado, Doutor Francisco Portela e a Doutor Nilo Peçanha.


A Secretaria Municipal de Saúde também estará presente para atendimentos de emergência, disponibilizando os serviços na Rua Salvatori, além de três ambulâncias para possíveis resgates. Segundo a Prefeitura, o desfile será assistido pelas autoridades e convidados em um palanque montado na escadaria da prefeitura. Além disso, todas as escolas receberão um certificado de participação.


Mais tarde, das 14h às 18h, o Clube Tamoio, na Avenida Presidente Kennedy, 101, em Brasilândia, São Gonçalo, recebe show de diversos artistas. O Grupo Sambaí, Vem Pro Meu Ritmo, Revanche, Plena Razão, Me Diz Aí, Maycon Almeida, Lana Ribeiro, Dejay M7, DJ Braulio e DJ Luan se apresentam de forma gratuita no local. Como encerramento, no domingo (24), o Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão), na mesma avenida, no número 721, recebe o Encontro de Veículos Antigos, a partir das 8h.


Desde a última quarta-feira, alguns serviços, como a energia elétrica e os sistemas de informática, começaram a ser restabelecidos no prédio da Prefeitura de São Gonçalo, no Centro da cidade, que foi atingido por um incêndio na sexta-feira (15). O Portal da Prefeitura e o serviço de emissão de nota fiscal eletrônica, que estavam fora do ar, já voltaram a funcionar.


Em vistoria a sede, o Ministério Público liberou o acesso à maioria das salas. A previsão é de que na próxima segunda-feira, o expediente volte ao normal na sede do executivo. As secretarias e setores já estão se realocando gradativamente, entre eles, Fazenda, Informática, Comunicação, Procuradoria, Administração e o Gabinete do prefeito.