A prefeitura de Maricá, no litoral fluminense, que está construindo um novo hospital municipal que será referência na Região Metropolitana II, entregou na tarde de hoje (13/9), 10 ambulâncias para atender ao Hospital Municipal Conde Modesto Leal, UPA de Inoã e os postos de saúde da cidade.. A cerimônia foi rápida, com a secretária de Saúde Simone Costa sendo a primeira falar, fazendo questão de destacar o empenho do médico-vereador Dr. Felipe Auni (PSD) para a aquisição das viaturas. Em seguida e encerrando o ato, o prefeito Fabiano Horta (PT) destacou que a vida das pessoas não tem preço
Fotos GBNEWS
Segundo a secretária Simone Costa o objetivo é priorizar o atendimento em todo o município.
“Estas ambulâncias não são substitutas do SAMU, que continua com o atendimento de urgência e emergência de Maricá. Essas 10 novas ambulâncias servirão para o transporte dos pacientes e não para o atendimento. Temos falhas, mas vamos corrigindo. Temos as ambulâncias, mas não queremos que ninguém fique doente. Mas se acontecer temos ambulâncias para usar”, destacou Simone (foto) que no seu pronunciamento fez questão de destacar por diversas vezes que o vereador Felipe Auni foi peça muito importante para que essas ambulâncias chegassem a Maricá.
Em seguida, garantindo que seria breve e foi, o prefeito Fabiano Horta comentou que as vidas das pessoas não tem preço.
“Não vou deixar de gastar o dinheiro dos royalties de petróleo com despesas com a saúde, como a compra de ambulância e construção de novas unidades de saúde. Esses investimentos trazem retorno imediato, como a intervenção feita na Avenida Ivan Mundin, antiga Estrada do Boqueirão, que reduziu os índices de acidentes na região. A gente sabe do avanço que Maricá tem e as ambulâncias são frutos desse desenvolvimento”, concluiu Horta (foto) que foi parabenizado pelos profissionais da saúde.
Presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Maricá, Dr. Felipe Auni, mostrou-se satisfeito com a entrega ao município das 10 ambulâncias que conta com equipamentos moderníssimos.
“Essas ambulâncias são praticamente meus filhos. Porque é uma luta que tenho desde a legislatura passada e assim que iniciou essa, com o prefeito Fabiano Horta, fui diretamente à secretaria de Saúde para acompanhar e agilizar de perto o processo até hoje, o dia da chegada. São ambulâncias novas que vão estar agora dando um suporte para nossa população. Elas vão melhorar a transferência inter-hospitalar. Vamos melhorar o atendimento aos nossos munícipes”, concluiu Auni (foto) que fez questão de destacar a competência da secretária Simone Costa à frente da saúde maricaense.
Ao todo, são quatro unidades avançadas e seis básicas. Dois veículos avançados e três básicos serão alocados no Hospital Conde Modesto Leal; um avançado e um básico na UPA de Inoã; e um básico em cada posto: Ponta Negra, Santa Rita e São José II.
Na legislatura passada, Felipe Auni denunciou numa sessão ordinária da Câmara de Vereadores que as cinco ambulâncias do SAMU estavam paradas por falta de manutenção. Depois foi à base do SAMU, ao lado do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, onde um funcionário informou ao parlamentar que uma ambulância estava parada há algum tempo porque "quebrou ". O servidor disse ainda, que somente a ambulância do SAMU avançada estava fazendo uma remoção.
A partir daí, o vereador Felipe Auni começou a questionar o então governo municipal sobre as outras três ambulâncias. Terminou o mandato e não obteve resposta. Reeleito, Felipe Auni começou a trabalhar em parceria com a atual secretária municipal de Saúde para reverter o quadro, e o resultado foi mostrado hoje ao povo de Maricá: 10 ambulâncias zero km com equipamentos de ponta para atender o hospital, a UPA e os postos de saúde.
Também participaram da cerimônia, vereadores, secretários municipais, servidores do SAMU, dos postos de saúde e do Hospital Municipal Conde Modesto Leal.