A secretária de Planejamento, Modernização da Gestão, Orçamento e Controle, Giovanna Victer, está representando Niterói no fórum “Sistemas de Responsabilidade Pública para medir, monitorar e informar sobre políticas urbanas sustentáveis na América Latina”, organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em Santiago, no Chile. O município está apresentando sua experiência positiva em transparência e planejamento estratégico. Além de Niterói, participam outras cinco cidades do Brasil, do Peru e da Bolívia
Fotos divulgação
"Niterói está compartilhando com cidades da América Latina suas experiências em responsabilidade pública para o alcance das metas de desenvolvimento sustentável da ONU. As cidades são reconhecidas como atores essenciais para mudança em suas regiões e países. O objetivo 11, visa tornar as cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. Os indicadores e metas são convergentes com os objetivos do Planejamento estratégico da nossa cidade, o Niterói Que Queremos”, explica Giovanna Victer.
Também serão abordadas as boas práticas de transparência, participação pública e responsabilidade com políticas urbanas sustentáveis. Ao final do seminário, serão discutidos os componentes dos projetos acordados para garantir que a iniciativa atenda a demanda local, das cidades envolvidas, em relação à responsabilidade pública. Promovido pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL), em colaboração com a ONU-Habitat, o seminário marca o início do projeto que propõe fortalecer sistemas de transparência e monitoramento, apoiando as políticas locais para alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), dentro do marco da nova Agenda urbana.