Itaboraí realiza "1º Mamaço" no Centro da cidade

16.08.2017

A Secretaria de Saúde de Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio, realizará amanhã, o 1º Mamaço na cidade, em comemoração ao Agosto Dourado, mês símbolo de luta pelo incentivo à amamentação. O evento irá acontecer na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro, das 8h às 12h e contará com roda de conversa, divulgação sobre planejamento familiar, ensaio fotográfico das lactantes, o grande mamaço, dentre outros. A programação contará ainda com a palestra do médico pediatra Sérgio Arino, que falará sobre a importância do aleitamento materno. E a dentista Taís Costa palestrando sobre a higienização bucal de bebês.

O evento intitulado “Mês Dourado do Aleitamento Materno: Trabalhar juntos para o bem comum” faz parte da Semana Mundial do Aleitamento Materno, que ocorre na primeira semana do mês de agosto. O Brasil institui agosto como o mês do aleitamento materno (mês dourado), por meio da Lei Federal nº 13.435, de 12 de abril de 2017, que visa combater o preconceito contra as mulheres que amamentam em locais públicos.

 

O “Mamaço” é uma atividade que ocorre em várias cidades do Brasil e tem por objetivo sensibilizar os pais e a comunidade sobre a importância do aleitamento materno, independente do local que estejam. Além de ser um espaço de troca de experiências sobre a amamentação e sensibilização da comunidade para a importância desse ato.

 

 Já no início do mês, o Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente (Paisca), em parceria com o Programa de Saúde da Mulher e a Pastoral da Criança promoveu uma roda de conversa com as puérperas na maternidade do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior e no Ambulatório Central. Na ocasião, as gestantes e pais receberam informações sobre assuntos relacionados à saúde da mulher e amamentação.

 

Fechando a programação do mês dourado, no próximo dia 21 de agosto (segunda-feira), das 9h às 12:30h e das 13:30h às 15h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, acontecerá a capacitação para enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de Saúde da rede municipal de Saúde, com a coordenadora do Paisca, Dayelle Sesana e o médico pediatra Sérgio Arino.

 

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino