Itaboraí comemora o Dia do Agricultor Rural

26.07.2017

                                                                         Prefeito Sadinoel saudou os agricultores na sede do governo    fotos Sandro Giron

 

Em comemoração ao Dia do Agricultor Rural, celebrado nesta terça-feira (25/07), a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca realizou uma solenidade de abertura da Semana do Produtor Rural, no Salão Nobre da Prefeitura de Itaboraí, com a presença de agricultores rurais, secretários, vereadores e outros.

 

O prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza (PMB) fez questão de parabenizar cada agricultor presente e entregar o certificado, como forma de homenageá-los. E destacou a importância dos produtores inseridos na Agricultura Familiar, que fornecem seus produtos para a alimentação das escolas da rede municipal de ensino.

 

“Infelizmente vocês não produzem tudo que precisamos para a alimentação escolar, mas nosso objetivo é comprar o que for possível, muito além do mínimo de 30% exigidos pelo Governo Federal. Sei que alguns de vocês já esgotaram a cota de R$ 20 mil da sua colheita por ano para a Prefeitura, então vamos buscar parcerias para que possam vender para outros municípios. E assim, melhorar a condição das pessoas que vivem no campo”, frisou Sadinoel Souza.

 

O evento contou palestra sobre o Programa Nacional de Alimentação na Escola (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ministrado pela gerente técnica estadual de projetos sociais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) RJ, Rosani Staneck (foto), acompanhada da extensionista social do setor de planejamento da Emater, Mônica Sobreira. Dentre os assuntos abordados estavam à assistência técnica e extensão rural; crédito e proteção da produção e comercialização e compras públicas.

 

“O objetivo das compras públicas é contribuir para a segurança alimentar e nutricional, além de ampliar os canais de comercialização da agricultura familiar, usando o poder de compra do Estado e promover geração de renda”, disse Rosani destacando ainda a importância da lei nº 11.326/2006, que cria políticas públicas para a agricultura familiar e a lei nº 11.947/2009, determinando que o mínimo de 30% do valor repassado a estados e municípios deve ser utilizado obrigatoriamente na compra de gêneros alimentícios da agricultura familiar.

 

O secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Renato Machado comentou sobre a importância  do agricultor rural no município e respondeu algumas dúvidas e questionamentos.

 

“Se o homem do campo não existisse, o homem da cidade não viveria. Por isso, neste dia de hoje, nós da Prefeitura e da Secretaria queremos agradecê-los pela contribuição que prestam à sociedade, e que por muitas vezes não tem o respeito que merecem”, disse o gestor da pasta.

 

Feliz com a homenagem, o agricultor rural Alcir Antônio Coração, 76 anos e morador de Pacheco ficou surpreso com a homenagem e elogiou a ação da Secretaria. “Eu trabalho na terra desde 1965 e nunca participei de um evento como este, e para falar a verdade, eu nem sabia que existia o dia do agricultor rural”, disse Alcir que fornece alimentoslaranja, quiabo, abóbora, aipim, couve e outros para a alimentação escolar do município, e a partir do próximo mês, também para o município de Maricá.

 

A Semana do Produtor Rural continua nesta quarta-feira (26/07), com a palestra “Cooperativa e Cooperativismo”, ministrada por Sabrina Oliveira, a partir das 13h no Esporte Clube Comercial, localizado na Rua São João, nº 37, Centro da cidade. 

 

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino