15ª edição do Festival Vale do Café acontece no sul fluminense


Fazenda Vista Alegre Foto divulgação


O interior fluminense volta a ser palco de uma das festas mais tradicionais do Rio de Janeiro: o Festival Vale do Café. Em sua 15ª edição, de 21 a 30 de julho, música, gastronomia e história voltam a se misturar às belas paisagens da região. Uma das novidades este ano é a apresentação da cantora do Congo, Sagrace (foto), refugiada no Brasil há dois anos. Outra atração é a programação de shows totalmente gratuitos em Vassouras.

Além de abrirem seus portões para visitações, fazendas históricas de Rio das Flores, Barra do Piraí, Vassouras, Valença, Conservatória e Engenheiro Paulo de Frontin recebem diferentes apresentações musicais. Será possível apreciar, entre outras atrações, Angélica de La Riva, Dani Spielmann e Sheila Zagury, Turíbio Santos, Cristina Braga, Soraya Ravenle e Marcelo Caldi.


As apresentações têm como objetivo misturar ritmos e tendências com atrações dos mais diversos gêneros musicais, sempre levando ao público o mais alto nível artístico. Um verdadeiro deslumbre para os olhos e ouvidos dos visitantes.


Já em Vassouras, a programação organizada pela sociedade Abrace Vassouras, pela Fundação Educacional Severino Sombra e pelo Festival Vale do Café reúne encontros musicais gratuitos em pontos específicos da cidade. A população poderá assistir a cantores de ópera, apresentações de orquestras, shows de músicas clássicas, música africana, choro e muito mais. Dão espaço a esses belos encontros a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, a Câmara dos Vereadores, o Memorial Manuel Congo, a Antiga Estação Ferroviária e o Casario Shopping. Paty de Alferes e Rios das Flores também recebem atrações gratuitas.

Vencedor do Prêmio de Cultura do Rio de Janeiro na categoria Empreendorismo, o Festival Vale do Café faz parte do calendário de eventos do Estado. Idealizado por Cristina Braga e com direção artística do violonista Turíbio Santos, o evento já recebeu mais de 920 mil pessoas em suas 14 edições anteriores, sempre com o objetivo de fortalecer o pólo turístico local, contribuindo com o desenvolvimento econômico do interior do estado do Rio – já que nesta época, estas cidades recebem centenas de turistas nacionais e internacionais.


Programação

O evento tem início em Rio das Flores, na Fazenda União, que recebe na sexta-feira (21), às 11h, a cantora lírica Angelica de la Riva. O público vai poder conferir também a inauguração da escultura, em tamanho real, do mais célebre morador da cidade, Santos Dumont, que há 140 anos foi batizado na localidade. Também na sexta, às 16h, a Fazenda do Paraízo (foto), também em Rio das Flores, recebe o gaitista José Staneck e o pianista Itamar Assiere.


No sábado (22), a Fazenda Alliança, em Barra do Piraí, sedia, às 11h, apresentação do músico Turíbio Santos, um dos mais conceituados violonistas da atualidade. No mesmo dia às 16h, a Fazenda Vista Alegre, em Valença, faz dupla celebração com a presença da cantora Carol Mac Davit. Juntas, as duas completam 15 anos de participação no festival.

No domingo (23), às 11h, em de Paulo de Frontin, é a vez da Fazenda das Palmas recepcionar os músicos violoncelistas Paulo e Ricardo, formando o Duo Santoro, que irá executar clássicos da música instrumental brasileira. E às 16h, em Vassouras, a Fazenda São Roque recebe o violonista Hugo Pilger, que convida o músico Turíbio Santos (foto) para uma apresentação conjunta.


Fechando a programação principal na semana seguinte, no domingo (30), a Fazenda Ponte Alta, em Barra do Piraí, será palco para a apresentação do músico Marcelo Caldi, às 16h. O músico apresenta repertório de choro executado na sanfona.


Confira outros detalhes da programação pelo site oficial do evento (www.festivalvaledocafe.com.br/). Os ingressos custam de R$ 25 a R$ 100. Os bilhetes podem ser comprados pela internet. A classificação é livre.


Programação paralela


A 3ª edição da programação paralela ao Festival Vale do Café, realizado pelo Abrace Vassouras, terá 15 atrações gratuitas de sexta-feira (21) a domingo (30), em Vassouras. O roteiro cultural terá apresentações de shows de Choro, Jazz, Rock e Blues, Viola Caipira, além da participação especial de orquestras infanto juvenis que fazem parte de projetos sociais, entre eles a Camerata de Violões de Três Rios, a Orquestra de Cordas de Volta Redonda, a Orquestra Popular Tuhu, do Rio de Janeiro, e o Programa de Integração à Música (PIM) de Vassouras e também haverá programação para crianças.