O Convention Bureau de Cabo Frio divulgou uma pesquisa indicando que a rede hoteleira de Cabo Frio está registrando 60% de ocupação nessas férias escolares de julho. No início do mês, a taxa era de apenas 20%.
“ Essa taxa vai aumentar nesta segunda quinzena porque as pessoas deixam para viajar na última hora”, disse a presidente do Convention, Maria Inês Oliveros acrescentando que tudo depende também do tempo. Se estiver sol, esse número aumentar.
Essa ocupação já era esperada pelo trade, segundo o presidente do Sindicato de Hotéis e Restaurantes, Carlos Cunha. Para ele, a primeira quinzena é sempre mais fraca e que o patamar que deveria ser atingido foi alcançado. Todo ano é a mesma coisa e esse não será diferente, afirmou.
Em Búzios, a rede hoteleira atingiu a marca de 70% de ocupação graças a realização no último final de semana do Festival de Gastronomia que atraiu mais turistas. De acordo com a Associação de Hotéis de Búzios (AHB ), nos últimos feriados de 2017, a hotelaria registrou entre 70 e 90% de ocupação.
O presidente da Associação Búzios Convention & Visitors Bureau ( BCVB) e da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação ( FHBA), Thomas Weber, ressaltou a importância do festival para a satisfação dos empresários.
“Sem dúvida o Festival Gastronômico de Búzios ocupa posição de destaque na mídia nacional de forma espontânea. Unir gastronomia de alta qualidade e belezas naturais e encantos do balneário, não há quem resista. Eles vêm prestigiar o evento, sempre sucesso de público reunindo diferentes nacionalidades – comentou o empresário.
Em Arraial, a empresária Karla Assimos, da Marina Hostel,
lamenta a baixa procura.
"A média de ocupação em Arraial está em 50%, inferior à do ano passado, que chegou a 70%", diz.