Bauernfest termina sem registro de ocorrências e toneladas de lixo recolhidas

04.07.2017

Petropolitanos e turistas que prestigiaram a 28ª edição da Bauernfest e percorreram as ruas do Centro Histórico registando imagens durante os 10 dias de festa encontraram um clima de tranquilidade e segurança. A Guarda Civil não registrou nenhuma ocorrência como furtos, roubos, agressões ou brigas durante todo o evento. O planejamento da corporação garantiu novamente que um dos maiores eventos do calendário municipal ocorresse em total clima de tranquilidade. O trabalho cobriu todos os principais locais onde a festa aconteceu: Palácio de Cristal, Praça da Liberdade e Praça Visconde de Mauá.

 

A Guarda manteve 20 homens por dia para cobrir toda a área da festa, colocando agentes em pontos estratégicos na Av. Barão do Rio Branco, 13 de Maio, Av. Ipiranga, Montecaseros, Presidente Kennedy, Roberto Silveira e Padre Siqueira. As equipes atuaram não só para garantir a segurança dos frequentadores da festa, mas também coibindo o comércio irregular nas ruas e auxiliando nas orientações de trânsito, coibindo infrações.

 

O trabalho teve ainda o apoio de outras forças de segurança, com 24 homens, entre guardas e integrantes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil e do Batalhão de Ações com Cães (BAC) da Polícia Militar, que se revezaram para realizar o manejo de 15 cães. Os animais ficaram baseados na Praça da Liberdade e foram usados para reprimir o tráfico de drogas e conter possíveis atritos.

 

“Com a presença da Guarda, todos os frequentadores tiveram a certeza de que teriam apenas momentos de diversão nos três palcos da Bauernfest. Essa era a missão dos guardas e ficamos felizes em concluir mais esse trabalho com total êxito”, afirmou o secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP), Djalma Januzzi.

 

 

Durante toda a festa, a Guarda Civil utilizou o ônibus de videomonitoramento para acompanhar a movimentação do público no Palácio de Cristal. Após a atuação no palácio, o ônibus vai passar por limpeza e manutenção antes de ser direcionado para o novo local de operação. Até aqui, o veículo – que possui sete câmeras, incluindo uma que sobe a 11 metros de altura – já atuou Praça Visconde de Mauá, Parque Municipal de Itaipava (durante a Expo Petrópolis) e Praça Marechal Carmona, antes da Bauernfest.

 

Lixo

 

Durante os 10 dias da Bauernfest, 366 toneladas de lixo foram recolhidas nos três principais pontos da festa: Palácio de Cristal, Praça da Liberdade e Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia). A coleta de resíduos, feita pela empresa Força Ambiental e também por um caminhão próprio da Comdep, aconteceu em diversos horários, garantindo que os espaços que receberam as atrações da Festa do Colono Alemão ficassem limpos, apesar do grande movimento de pessoas em todos os dias do evento.

 

“A presença do público foi muito grande, mas as equipes atuaram bem e garantindo a limpeza. Acabamos tendo que rever o nosso planejamento e colocamos um caminhão a mais para fazer o recolhimento já a partir do primeiro fim de semana da festa. O recolhimento aconteceu com intervalos de mais ou menos duas horas nos locais da festa e no entorno”, explicou o presidente da Comdep, Wagner Silva.

 

A chuva do último fim de semana fez com que o trabalho tivesse que ser intensificado pelas equipes da Comdep. No domingo (02.07), as equipes trabalham de forma intensa para remover a lama provocada pela chuva e para preparar os caminhos ao redor do Palácio para receber os visitantes. Às 11h, o Palácio de Cristal pronto e cheio de frequentadores que vieram em mais de 100 ônibus de turismo.

 

Em todo período, a Comdep utilizou 80 mil litros de água não-potável para fazer a lavagem do próprio Palácio e de banheiros químicos. Cerca de 50 funcionários fizeram varrição. O serviço foi dividido em duas equipes, uma delas atuando durante o dia e outra para a noite.

 

Nos locais com atrações foram disponibilizados 45 barris de lixo com capacidade de 200 quilos cada, 12 coletoras de plástico rígido de 1 mil litros (uma tonelada), além de 50 coletoras de postes, com capacidade para 15 kg/cada, instaladas no Palácio e na Rua Alfredo Pachá.

 

 

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino