Semana de prevenção de acidentes de trabalho no aterro sanitário de Itaboraí


O Grupo Estre Ambiental promoveu, no mês de junho, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente (Sipatma) no Centro de Gerenciamento de Resíduos de Itaboraí (CGR/Itaboraí). Com o intuito de treinar e conscientizar os colaboradores, foram realizadas diversas atividades voltadas para o ofício da equipe e de temas em geral, além de momentos de integração.

Na abertura, os colaboradores participaram de um café da manhã e de uma apresentação sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no último dia 5 de junho. Além de plantarem mudas do cinturão verde do CGR, que funciona como uma barreira para reduzir o odor no local, os colaboradores receberam sementes para plantio em suas próprias residências.


As atividades da Semana incluíram um “Dia do Cuidado”, com cabeleireiros, massagista, maquiador e designer de sobrancelha, bem como palestras, que exploraram temas sobre os cuidados com a estabilidade do aterro e sobre trânsito seguro, que foi realizada pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito).


A Semana também permitiu à equipe conhecer o novo gerente do CGR/Itaboraí, Michel Oliveira, que há sete anos administra a unidade de Tremembé, no interior de São Paulo, e vai comandar os dois aterros. O evento foi encerrado com a apresentação de uma banda composta por funcionários do Grupo Estre Ambiental.


Sobre a Estre

A Estre é líder em soluções ambientais no País. Com vasta experiência na gestão e valorização de resíduos sólidos, oferece serviços com tecnologias inovadoras que permitem ir além da destinação final adequada. A empresa transforma lixo em energia elétrica a partir do biogás em aterros e por meio da produção do Combustível Derivado de Resíduos (CDR) – que é usado em indústrias cimenteiras; é especialista em manufatura reversa, processo que reaproveita mais de 85% do lixo eletrônico; recicla materiais de construção civil; e usa tecnologia de micro-ondas e desativação eletrotérmica para tratamento e destinação de lixo hospitalar, reduzindo em até 70% o volume de resíduos sem poluir a atmosfera. Entre seus serviços, também há a descontaminação de solos por biorremediação. A Estre mantém um programa de compliance, que inclui uma política de integridade com base na lei anticorrupção e todas as suas legislações e decretos. A companhia apoia, desde 2006, o Instituto Estre de Responsabilidade Socioambiental, que possui programas que já beneficiaram mais de 300 mil pessoas.


No estado do Rio, a Estre é a responsável pelo Centro de Gerenciamento de Resíduos de Itaboraí. Utilizando tecnologias modernas destinadas a este tipo de construção, o projeto segue à risca normas técnicas e ambientais que asseguram a qualidade do ar, solo, água e vegetação. Com uma área de aproximadamente 2,6 milhões de metros quadrados, o CGR tem capacidade para receber, por dia, três mil toneladas incluindo resíduos classes IIA e IIB (resíduos comuns / não perigosos) e resíduos de serviços de saúde (RSS). Só a unidade de tratamento de RSS tem capacidade para tratar 70 toneladas por mês.