Proppaz: alunos conhecem abrigo para moradores de rua e orientam o trânsito

29.06.2017

O Programa Promotores da Paz (Proppaz) encerrou nesta quarta-feira (28.06) o curso dado neste semestre pela Guarda Civil de Petrópolis. A Escola Municipal Jamil Sabrá, que fica na Cel. Veiga, foi o último colégio a participar da ação “Guarda por um dia” com 12 alunos. Eles conheceram o trabalho do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), visitaram pontos turísticos e fizeram a orientação de trânsito.

 

O dia começou no Parque Natural Ipiranga, com uma conversa com integrantes do GPA em que foi mostrada a atuação deles para proteger a biodiversidade do local.

 

“Achei uma aventura que não imaginava. Fomos a lugares que sabia que existia, mas nunca tinha ido. Achei o Parque Natural maneiro e vi que os guardas cuidam de lá como se fosse a casa deles. É um lugar em que eles se identificam bastante”, disse o aluno do 8º ano, Pedro Justino, de 16 anos.

 

Depois, eles foram ao Núcleo de Integração Social, entender a realidade de quem precisa de ajuda para se abrigar. Em seguida, foram para a sede da Guarda para conversar com o comandante da corporação, Jeferson Calomeni, e conhecer a estrutura do canil.

 

“Achei muito bom poder ser “Guarda por um dia”. Gostei mais de conhecer o canil, gosto muito de cachorro e achei legal ver como eles podem ajudar os guardas”, afirmou o estudante do 8º ano, Fabiano Gomes, de 15 anos.

 

Eles também estiverem em pontos turísticos como o Museu de Cera (foto), o Palácio Amarelo (sede da Câmara de Vereadores), o Espaço Cultural InterTV, quando conheceram a exposição de telas de Rodrigo Andriàn, e o Palácio de Cristal, indo até o ônibus de videomonitoramento. Por fim, fizeram orientação e panfletagem sobre trânsito seguro no Obelisco.

 

O Proppaz existe a nove anos e já formou mais de 2,1 mil jovens de 18 escolas. Durante o curso, os estudantes aprendem sobre os perigos das drogas, a se transformarem em cidadãos promotores da paz e são motivados a valorizar a família e os amigos. Neste semestre, 262 adolescentes das escolas Papa João Paulo II, Odette Fonseca e Jamil Sabrá participaram das aulas e vão fazer a formatura em julho, no mês de aniversário da Guarda Civil. Além da fase teórica, eles tiveram atividades esportivas nos Jogos Proppaz e foram “Guardas por um dia”.

 

“Nós sabemos que o Proppaz vai fazer muita diferença para todos eles. Encontramos antigos alunos do curso que falam da importância das aulas para vida deles e sabemos que isso vai acontecer com os novos formados também”, declarou o guarda Augusto Carvalho, um dos coordenadores do Proppaz.

 

“A gente percebe que eles ficam felizes em poder conhecer lugares que nunca foram e ver a quantidade de coisas que a Guarda faz no dia a dia. É gratificante também para nós poder fazer parte desse momento”, destacou o guarda Leandro, outro coordenador do curso. A guarda Valéria Guimarães também foi instrutora do Proppaz neste semestre.

 

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino