Procon de Petrópolis oficia agências bancárias sobre atendimento prioritário

As agências bancárias do município deverão se adequar para a realização do atendimento de idosos e pessoas com deficiência. A determinação partiu do Procon Petrópolis, que oficiou 24 agências no centro e distritos para que cumpram as obrigações para garantir o conforto desse público e um atendimento de qualidade a estes públicos. O documento instrutivo enviado pelo órgão faz três solicitações que deverão ser atendidas pelas instituições sob pena de sanções administrativas.


O órgão solicita que as agências providenciem o real atendimento prioritário aos idosos e portadores de necessidades especiais, tanto no atendimento por meio de caixas de autoatendimento e não utilizando somente os guichês exclusivos. Também será preciso providenciar a construção de rampas de engenhos específicas que permitam o acesso – o IPHAN deverá ser consultado, caso o imóvel em questão seja tombado. A outra solicitação diz respeito a instalação de pelo menos um terminal de autoatendimento adaptado aos portadores de necessidades especiais.


“Precisamos garantir a qualidade do atendimento em todas as esferas de atendimento. Por isso vamos cobrar às agências que cumpram com essa solicitação e também as incluiremos no cronograma de fiscalização para garantir com que as exigências sejam cumpridas. O consumidor tem que ser tratado com respeito onde quer que for”, destaca o coordenador do Procon, Bernardo Sabrá.