Corpus Christi: Itaboraí terá 120 tapetes de sal


Na próxima quinta-feira (15/06), em celebração a solenidade de Corpus Christi, a Avenida 22 de Maio, em Itaboraí, no sentido Manilha, será enfeitada por aproximadamente 120 tapetes de sal. Ao todo, 600 pessoas, entre voluntários das quatro paróquias do município, de dois colégios e comunidades católicas participarão da confecção dos tapetes, a partir das 7h. É estimado um público de 5 mil pessoas no evento.]


Com o tema “Eucaristia: Fonte de Paz”, a programação de Corpus Christi em Itaboraí contará com confecção dos tapetes de sal, às 7h; Oração do Angelus, às 12h; Terço da Misericórdia, às 15, e Santa Missa e Procissão, às 16h. Cada tapete medirá quatro metros de comprimento por três de largura, e com 50 centímetros de espaçamento entre eles.


O palco, aonde acontecerá a Santa Missa, às 16h, será montado próximo ao restaurante Santa Mônica, na Avenida 22 de Maio, sentido Manilha. E após, a tradicional procissão passando sob os tapetes de sal, até o restaurante Bocca. A Santa Missa será celebrada pelo padre Max Celestino, pároco da Paróquia São João Batista e Vigário Episcopal do Vicariato Rural.


A Prefeitura de Itaboraí, por meio de suas secretarias oferecerá os serviços de trânsito, com o fechamento de ruas; guardas municipais para a organização das vias públicas e ambulâncias à disposição da população.


Em virtude do evento, algumas ruas serão interditadas já na noite da quarta-feira (14/06), a partir das 22h. Serão elas, as ruas: Doutor Pereira dos Santos, Adelina M. Conceição, José Raposo, Hermogênia R. Cardoso, Fidélis Alves e a Avenida 22 de Maio, sentido Manilha, do trecho que vai do restaurante Santa Mônica até o restaurante Bocca. Todas essas ruas ficarão interditadas até às 22h de quinta-feira (15/06).


No dia da Festividade de Corpus Christi, das 14h às 19h serão interditadas as ruas: Doutor Macedo, Desembargador Ferreira Pinto, Doutor Mesquita, Pedro Azeredo, Doutor Mendonça Sobrinho e Presidente Costa e Silva. No horário da Santa Missa, a Avenida 22 de Maio será interditada nos dois sentidos, das 16h às 19h.


Corpus Christi


Corpus Christi é uma expressão oriunda do latim que significa “Corpo de Cristo”. É considerada uma das festas mais importantes para a Igreja Católica, pois celebra o mistério da eucaristia, ou seja, o sacramento do sangue e corpo de Jesus Cristo. Esta data é celebrada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade (domingo seguinte ao Domingo de Pentecostes), normalmente com procissões em vias públicas.