top of page

“Operação Secos e Molhados”: Procon autua supermercados


fotos divulgação/Procon-RJ


O Procon descartou cerca de 385 kg de alimentos impróprios para o consumos em mercados de Cabo Frio e Araruama, na Região dos Lagos do Rio. De acordo com o órgão, foi realizada uma nova etapa da 'Operação Secos e Molhados', que vistoriou quatro estabelecimentos dos dois municípios nesta quinta-feira (8). Os mercados foram autuados.


Segundo o Procon, em um dos dois estabelecimentos vistoriados em Araruama, os fiscais descartaram cerca de 259 kg de alimentos impróprios para o consumo. Entre eles, havia 24 kg de bacalhau e 168 kg de salgados, que estavam na área de vendas em contato direto com o consumidor e sem proteção contra insetos. Além disso, de acordo com o Procon, foram descartados produtos sem especificação da validade na câmara de laticínios e câmara de resfriados.


Em outro mercado de Araruama, os fiscais encontraram diversos problemas estruturais nas câmaras: portas enferrujadas e com bolor, ralos sem vedação, pisos quebrados e prateleiras enferrujadas. O estabelecimento, segundo o Procon, não apresentou aos fiscais o seu alvará de funcionamento, nem os certificados do Corpo de Bombeiros, de potabilidade da água e de dedetização, além do exemplar do Código de Defesa do Consumidor. Os agentes deram um prazo de 15 dias para sanar as irregularidades, sob pena de interdição.

Em Cabo Frio, foram descartados cerca de 27 kg de salgados diversos sem prazo de validade na câmara de resfriados de um mercado. Além disso, 18 kg de produtos vencidos também foram encontrados na câmara de resfriados e na câmara de congelados.


Em outro estabelecimentos, 6 kg e 800g de produtos sem especificação foram encontrados na câmara de laticínios, além de 7kg e 320g de produtos vencidos na câmara de congelados. Nestes dois estabelecimentos, a fiscalização também encontrou problemas estruturais e outras irregularidades em várias de suas câmaras de armazenamento de alimentos: equipamentos enferrujados, poças no chão e pisos quebrados.

bottom of page