Petrópolis pronta para a Festa do Colono Alemão


O cervejeiros de plantão estão de olho na 28ª edição da Festa do Colono Alemão de Petrópolis, a Bauernfest que é a segunda maior do gênero no Brasil. O evento resgata as raízes germânicas da cidade com a chegada dos primeiros alemães em 1845. A edição 2017 será no período de 23 de junho a 02 de julho com abertura oficial no Palácio de Cristal, palco principal da festa. As candidatas a rainha e princesas têm prazo até sexta-feira para fazer a inscrição.


Marcada por muita dança e música folclórica, culinária típica e atrações culturais, a festa é a maior da cidade e a expectativa é que 250 mil pessoas passem por ela durante os 10 dias. Com tantas atrações para aproveitar, o GBNEWS separou um pouquinho do que rola nesta festa.


O evento é responsável por aumentar consideravelmente a ocupação hoteleira e garantir sua lotação nos fins de semana da festa. No ano passado, o primeiro fim de semana da festa registrou taxa média de 96,23% de ocupação, sendo 98,05% no Centro e arredores. A ocupação neste ano também chegará próxima aos 100%.

Algumas das atrações que estão preparadas para este ano:


Comidas e bebidas típicas – Um dos grandes destaques da atração são as comidas típicas alemãs servidas na festa. Os pratos variam de salsichão, carne de porco, croquetes, sanduíches e é claro, o tradicional chopp!


Participar/assistir o concurso de chopp a metro – O concurso de chopp a metro é uma das tradições da festa e é marcado por uma disputa na qual o participante precisa beber, de uma só vez, 500ml da bebida, que está dentro de uma tulipa que mede 1m. Sem dúvida é uma ótima atração para você e seus amigos!

Assistir a apresentação dos grupos folclóricos – Os grupos folclóricos são um dos principais expoentes da cultura germânica em Petrópolis. São nove equipes formadas por centenas de pessoas que ensaiam o ano todo para as apresentações da Bauernfest.


Aos domingos é realizado um grande desfile comemorativo pelas ruas da cidade, com flores, música, dança e alegria. Tem a duração média de dez dias e programação para todos os dias do evento. Os descendentes dos colonos convidam à todos para vir a festa e comemorar com eles, a feliz decisão de seus antepassados de permanecer em país.


Visitar a casa do Artesanato – A Casa do Artesanato é o local certo para quem quer entrar no clima da festa e adquirir a coroa de flores (vendida a partir de R$ 15) e o tradicional chapéu alemão (que sai a partir de R$ 30). Já na entrada, o público é recepcionado por uma das 20 artesãs da Associação de Artesãs de Petrópolis, vestida com o traje típico alemão.


Concurso Rainha e Princesas Bauernfest 2017

Inscrições: o prazo termina na sexta-feira (09/6)

Realização: 17/06 às 18h

Local: Petropolitano F.C. - Rua Roberto Silveira, 82 - Centro


Chopp em metro

Se você é bom de copo e tem mais de 18 anos este concurso é para você.

Categorias feminina e masculina.

Os vencedores de cada etapa do concurso seguem para a grande final no dia 02 de julho.

24 a 01/07 – 20h

02/07 (Grande final) – 19h

Inscrições gratuitas uma hora antes do início do concurso.

Local: Palácio de Cristal