top of page

Itaboraí desenvolve ações para preparar o novo Plano Diretor


Paloma Martins falou da importância do Plano Diretor fotos Sandro Giron


A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Itaborai deu continuidade neste último final de semana (sábado e domingo), nas reuniões distritais para a revisão do Plano Diretor, com o objetivo de apresentar as etapas, o cronograma e a equipe técnica do Plano para as comunidades. As reuniões aconteceram nos bairros de Visconde, Cabuçu, Manilha e Pachecos.


Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Paloma Martins, a próxima fase contará com o diagnóstico, sendo as propostas da comunidade para a Prefeitura de Itaboraí, para que seja discutido um plano de ação. A previsão é de visitar todos os distritos entre o final de julho e começo de agosto. Após este diagnóstico, a comissão irá elaborar internamente a minuta de lei, para posteriormente apresentar à comunidade em uma nova reunião. Depois da realização das reuniões e audiência pública, o texto do novo Plano Diretor será enviado para a Câmara Municipal de Vereadores, onde será analisado e votado. Após aprovado, vai ser encaminhado para sanção do prefeito.


“As reuniões distritais foram ótimas e tivemos muita participação da população, inclusive já trazendo propostas de melhorais para o município. Além de indicações de novos lugares para nos reunirmos, que já estão sendo analisados pela secretaria”, frisou Paloma Martins.

Comunidades participam da elaboração do novo Plano


O Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento do município. Seu principal objetivo é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção dos espaços urbano e rural na oferta dos serviços públicos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida para a população.


Presente aos encontros, a coordenadora do projeto de revisão no município, a arquiteta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Viviany Barreto Nogueira, destacou que Itaboraí tem um Plano Diretor desde 2006, e que deveria ter sido revisado no ano passado. Por exigência constitucional, todo município com mais de 20 mil habitantes deverá ter seu próprio Plano Diretor, e o mesmo deve ser revisto pelo menos, a cada 10 anos.

Viviane Barreto é coordenadora do projeto


Instituído pela Constituição Federal de 1988, o Plano Diretor foi regulamentado pela Lei Federal nº 10.257/01, mais conhecida como Estatuto da Cidade. Tem um conjunto de diretrizes que orientam ações para o desenvolvimento urbano do município. Desde abertura de avenidas e ruas, construção de residências, implantação de estação de tratamento de esgoto e reurbanização de uma comunidade.


Outra novidade do projeto é o concurso cultural para a escolha do logotipo do Plano Diretor. O concurso será realizado com alunos das escolas municipais, a partir dos 12 anos de idade e tem como objetivo incentivar a criatividade dos estudantes e levá-los a refletir sobre como eles enxergam o município e o que esperam para o futuro da sua cidade. O regulamento foi encaminhado para as escolas municipais e a aluno que fizer o desenho mais representativo do município será premiado com um tablet. Os 10 melhores desenhos farão parte de uma exposição de artes na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, no Centro.

bottom of page