Cartão Mumbuca é destaque na mídia internacional


André falou sobre a moeda fotos: Jorge André


Depois das reportagens da revista The Economist e da Agência France Press, agora chegou a vez da TV Channel NewsAsia (CNA), um dos mais importantes canais de televisão da Ásia, a se interessar pelo programa Renda Mínima Mumbuca, o primeiro com uso de cartão de débito no país.


Os repórteres Frederick Bernas e Rayan Hindi, respectivamente francês e inglês conheceram melhor o Renda Básica de Cidadania (RBC) de Maricá. Conversaram com beneficiários e comerciantes. Uma das beneficiárias foi a dona de casa Mariana Mendes de Carvalho, 41 anos. Casada e mãe de 8 filhos, ela afirmou na reportagem que o benefício mudou muito a vida dela. “Recebo mensalmente 95 Mumbucas e com este valor posso fazer sacolão, comprar fralda e remédio. Este programa me ajuda muito”, destacou.


“A vinda a Maricá de mais um importantíssimo meio de comunicação internacional nos dá a certeza que estamos mais que no caminho certo, em sintonia com o mais importante debate da atualidade dos países desenvolvidos, que hoje já vivem um grande dilema: a quarta Revolução Industrial nesses países versus o como garantir o Bem Estar Social dessas nações”, analisou o secretário de Economia Solidária, André Braga, que também foi entrevistado.


“O Renda Básica de Cidadania ou Universal, tem se apresentado como a alternativa sócio-econômica ao inevitável fim de milhões de postos de trabalho ou emprego no futuro próximo, por consequência de forte uso na economia da robotização, automação e informatização. A alternativa é distribuir riqueza para garantir o mínimo de Bem Estar Social à humanidade. E Maricá é o único município, dentre os países subdesenvolvidos, que agora já está se preparando para o futuro”, afirmou Braga.