Itaboraí realiza Semana do Meio Ambiente


Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 05 de junho, a Prefeitura de Itaboraí promoverá a partir das 13h, no Salão Nobre da Prefeitura, a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente.


O evento contará com palestras, orientações a população e coleta de material reciclável em uma tenda montada na Praça Marechal Floriano Peixoto e nas escolas participantes, além da peça teatral “No quintal de sua casa” nas escolas, que abordará assuntos sobre o tema.


Para a secretária municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Paloma Mendonça, a programação tem como objetivo principal conscientizar a população em geral, e, sobretudo, os estudantes sobre a importância da coleta seletiva, da reciclagem do reaproveitamento de material e da correta disposição dos resíduos sólidos no meio ambiente.


As palestras serão ministradas por Jalmir Cabral, mestre em Gestão Ambiental, que falará sobre resíduos sólidos; Pando Angeloff, doutor em Geografia e mestre em Ciências Ambientais, com a palestra sobre os recursos hídricos; e, o biólogo Luiz Otávio Castro,

sobre a poluição no parque Paleontológico São José de Itaboraí.


Cronograma de atividades:


05/06 – 13h às 17h – Abertura Oficial e Palestras


06/06 – 9h às 12h – Apresentação Teatral do Espetáculo “No quintal de sua casa”, na Escola Municipal de Tempo Integral Juíza Patrícia Lourival Acioli, em Itambi.


07/06 – 13h às 16h – Apresentação Teatral do Espetáculo “No quintal de sua casa”, na Escola Municipal Guilherme de Miranda Saraiva, em Ampliação.


08/06 – 13h às 16h – Apresentação Teatral do Espetáculo “No quintal de sua casa”, na Escola Municipal Genésio da Costa Cotrim, na Reta Nova.


09/06 – 9h Às 12h – Apresentação Teatral do Espetáculo “No quintal de sua casa”, na Escola Municipal Aldeia Velha, em Santo Antônio.


Dia do Meio Ambiente

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.






então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.