Segurança será reforçada nos festejos dos 203 anos de Maricá que terá Luan Santana


Comando da PM trata da segurança com o prefeito Fabiano Horta foto Clarildo Menezes


O comandante do 12º BPM, coronel Márcio Rocha, esteve em Maricá para vistoriar a região da Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, que vai concentrar a maioria dos eventos do aniversário de emancipação político-administrativa do município, comemorado no dia 26 de maio. O oficial, cuja unidade é responsável pelo policiamento na cidade e em Niterói, circulou pela área acompanhado do comandante da 4ª Companhia, capitão Marcelo Barreto, e pelo secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito, Celso de Almeida Netto.


O grupo tratou do esquema de segurança para o dia de celebrações e do show do cantor sertanejo Luan Santana (foto), na próxima sexta-feira, quando são esperadas aproximadamente 60 mil pessoas na região central. Cerca de 150 agentes estarão nas ruas neste dia, dos quais 100 são guardas municipais e integrantes da Secretaria de Segurança e outros 50 PMs. A corporação, no entanto, aguarda ainda um possível reforço do Batalhão de Choque e do 4º Comando de Policiamento de Área (CPA), que pode aumentar o efetivo. A praça, que terá uma central de comando montada no parque dos brinquedos, vai contar com quatro viaturas em seu entorno e grupos de três policiais circulando a pé pela área.


Nos outros dias, nos quais a expectativa de público é menor, o número de policiais militares deverá ter 30 homens somados aos agentes municipais cujo número não será alterado. Outra providência anunciada é com relação à chegada de eventuais caravanas trazendo visitantes e fãs do cantor. De acordo com o secretário de Segurança, todos terão de desembarcar na esquina das ruas Álvares de Castro com Fernando Henrique Assumpção, onde começa a interdição das vias centrais, e estacionar na área da lagoa em Araçatiba, onde também haverá patrulhamento.


O fechamento das ruas do Centro será o mesmo já utilizado tradicionalmente em outros eventos e começa a valer na madrugada desta quinta-feira, quando já haverá os festejos do Dia do Evangélico. As interdições ocorrerão na Avenida Nossa Senhora do Amparo (a partir da esquina com a Rua Alferes Gomes), nas ruas Domício da Gama (trecho entre as ruas Senador Macedo Soares e Alferes Gomes), Álvares de Castro (entre a Praça Orlando de Barros Pimentel e a Rua Fernando Henrique Assumpção) e Barão de Inoã (da praça até a esquina com a Rua Hilário Queiroz da Silva). O secretário adverte que os veículos não autorizados que estiverem dentro da área de interdição estão sujeitos a reboque. “A recomendação para os moradores é que guardem seus carros dentro das garagens”, avisou Netto (foto) vistoriando a área com a PM


Durante o encontro, o coronel Márcio Rocha garantiu que as outras áreas do município não estarão sem policiamento mesmo com o reforço no Centro. “O efetivo que já atua em Maricá vai trabalhar normalmente nas ruas e nos Destacamentos de Policiamento Ostensivo (DPOs), sem prejudicar o patrulhamento normal”, reforçou o comandante do 12º BPM, que disse ainda que vai solicitar um auxílio do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) para patrulhar as entradas das cidade pelas rodovias estaduais.


O grupo esteve também com o prefeito Fabiano Horta em seu gabinete. Ele ouviu dos policiais e da Secretaria de Segurança os detalhes do esquema de policiamento. Ao final da visita, afirmou que espera dias de festa tranquilos na cidade. “O morador e o visitante poderão vir se divertir e comemorar nosso aniversário com toda a segurança. Todos que vierem com esse espírito serão bem vindos”, garantiu o prefeito.