Um sonho: barcas podem ligar o centro do Rio a Caxias, Galeão e São Gonçalo


Parece que o sonho dos moradores de São Gonçalo e região vai se tornar realidade. É que o governo do estado, finalmente, além de lançar edital de licitação para a escolha da nova operadora do serviço de barcas, prevê as ligações Praça XV-Caxias, Praça XV-São Gonçalo e Praça XV-Galeão ou Santos Dumont-Galeão.


Segundo a Secretaria de Estado de Transportes o edital deve ficar pronto em três meses e determinará que, nos primeiros 12 meses do contrato com a nova operadora, seja feito estudo de viabilidade técnica e econômica para a implantação dessas linhas ligando o centro do Rio a São Gonçalo e Galeão.


As análises levarão em conta não só o quantitativo de passageiros em potencial, mas também o impacto nas linhas atuais que transportam cerca de 78.500 passageiros/dia.



A expectativa do governo estadual é de que todo o processo licitatório, que vai da publicação do edital até a assinatura do contrato com a nova operadora dure quatro meses. Haverá uma transição para a nova operadora com participação da atual, a CCR Barcas.


Após as audiências públicas, duas no Rio e uma em Niterói, e da reunião em Duque de Caxias para colher sugestões, a Secretaria de Transportes vai elaborar a minuta do edital, do projeto operacional e do contrato, que ainda dependerão de parecer jurídico da Procuradoria Geral do Estado.