top of page

Dia Internacional de Combate à Homofobia no Teatro Popular Oscar Niemayer


Hoje é comemorado o Dia Internacional de Combate à Homofobia e, em Niterói, a data será celebrada no Teatro Popular Oscar Niemeyer, no Centro, das 19h às 23h. A festividade foi classificada como uma miscelânea com direito a teatro, apresentação de dança e shows performáticos como batalha de drag queen, por exemplo. O Grupo Diversidade Niterói (GDN) defende a festa e chama atenção para os números de crimes contra os homossexuais.


De acordo com Felipe Carvalho, presidente do GDN, o Brasil é o país que mais mata pessoas do grupo LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros), principalmente travestis e transexuais. O levantamento foi feito pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), ONG que desde a década de 80 levanta dados sobre as vítimas do preconceito. “Esse é um dado assustador e é importante conversar sobre o tema e tratar com naturalidade as orientações sexuais das pessoas. Temos que entender que não é uma opção e sim uma orientação. Um dia para refletir esse assunto é pouco, por isso em 28 de junho é celebrado o Dia do Orgulho Gay. Enquanto tiver pessoas morrendo ou sendo agredidas temos que falar sobre esse assunto”, comentou.


“As violências infelizmente são cotidianas. O Brasil mais mata homossexuais pelo fato de serem homossexuais. A luta contra a homofobia segue sendo fundamental na defesa de uma sociedade justa e equilibrada. Niterói tem uma expressão muito viva nos movimentos e nas pessoas que constroem essa sociedade que possa ser generosa de fato”, reforçou Leonardo Giordano, parlamentar e militante histórico dos direitos humanos e da luta pelos direitos da população LGBT.


No Rio de Janeiro o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) também lembra a data com uma ação, no Largo da Carioca que começou às 9 horas e vai até às 15 horas. Segundo nota a mobilização conta com stand da Ouvidoria do MPRJ para receber denúncias da população e informar sobre o papel do Ministério Público do Estado na defesa dos Direitos Humanos, idealizada pela Assessoria de Direitos Humanos e Minorias do MPRJ.

bottom of page