Empresário garante que saída para a crise é o turismo com segurança


Uma das saídas para a crise econômica que atinge o país é o turismo desde que a segurança pública funcione efetivamente. Quem garante é o conhecido homem da noite carioca, o empresário Ricardo Amaral, integrante do Conselho Municipal de Turismo do Rio de Janeiro. Ele lembrou que Nova Iorque no início dos anos 90 vivia uma grave crise de segurança, promoveu uma virada muito grande, aumentou a segurança recuperando áreas degradadas e transformou a cidade num sucesso do turismo mundial. Na época foi implantado com sucesso o programa “violência zero”.


Ricardo Amaral disse ainda que o turismo na Espanha foi importante sustentação da economia durante uma crise, e que a partir de equipamentos e investimentos feitos no Rio com Copa do Mundo e Olimpíadas, também temos a oportunidade de dar a volta por cima através do turismo.


“O Rio de Janeiro é o Brasil, é a vitrine. O Brasil é o Rio, temos que seduzir o mundo para vir aqui”, disse Amaral preocupado com a insegurança instalada no Estado, principalmente na Cidade Maravilhosa.


Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro no período de carnaval, cerca de 1,1 milhão de turistas estiveram no Rio ocupando 78% da rede hoteleira. Neste período, foram movimentados na cidade cerca de R$ 3 bilhões.