top of page

Rodrigo Neves entrega o túnel Charitas-Cafubá


O prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PV) entrega amanhã a tão sonhada e esperada obra pelos niteroienses há mais de 40 anos, o túnel Charitas-Cafubá, que liga os bairros de Charitas, ao lado do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, à Avenida Raul de Oliveira Rodrigues (antiga Avenida Sete), na Fazendinha, Região Oceânica. O túnel é formado por duas galerias, sendo uma em cada sentido com 1.350 metros de extensão e quatro pistas – duas para carros, uma para ônibus do sistema BHS – e uma ciclovia. Tem iluminação composta de 1.100 lâmpadas de LED, sistema de exaustão com 16 ventiladores, 40 câmeras, seis painéis de mensagens, 80 interfones de emergência, 200 sinalizadores de evacuação de área e um moderno sistema de sonorização.


Corredor viário

A construção do túnel faz parte da TransOceânica, corredor viário que será entregue no primeiro trimestre de 2018. Com 9,3 quilômetros de extensão, a TransOceânica, maior obra viária realizada em Niterói nos últimos 40 anos, vai passar por 12 bairros e terá 13 estações de ônibus BHS (Bus of High Level of Service), beneficiando 125 mil moradores.


O canteiro de obras chegou a ter 700 funcionários. Evandro das Neves Saldanha, 30 anos, é um dos carpinteiros que trabalha na obra. Após quatro meses desempregado, ele foi chamado para a construção do túnel e, mesmo já tendo trabalhado em obras de outros dois túneis em outros estados, conta que se surpreendeu com este projeto.


“A sinalização e o sistema de sonorização, que é bastante moderno, me chamaram muita atenção, assim como as obras de drenagem e pavimentação nos acessos ao túnel. Essa obra deu uma nova cara para o bairro, que tinha muitas ruas sem asfalto. É emocionante ver esta obra pronta”, afirma Evandro.

bottom of page