top of page

Ônibus tarifa zero “Laranjinhas” voltam a circular em Itaboraí

Rio de Janeiro, 03/7/2024

Por Gilson Barcellos

Fotos: Secom/PMI

Após sete meses de paralisação devido a uma ação judicial, os ônibus tarifa zero conhecidos como “Laranjinhas” voltam a transportar passageiros nesta quarta-feira (03).

 

Nas redes sociais, o prefeito Marcelo Delaroli (PL) faz um convite:

 

“Depois de muita luta, ele VOLTOU! E eu convido vocês a viver esse grande momento mais uma vez com a gente! Os laranjinhas são uma conquista para o povo de Itaboraí, que por muito tempo viveu à mercê de uma empresa que não atende toda a população.

 

E a partir de hoje (03), às 16h, em frente a Igreja Lagoinha, eles voltarão a circular. No ônibus tarifa zero, você vai viajar com conforto e qualidade DE GRAÇA!

 

Obrigado, meu Deus, por me permitir transformar essa realidade na nossa cidade! Essa vitória é do povo!

Venha fazer parte desse dia histórico com a gente!”

Na última quinta-feira (27 de junho), o prefeito Marcelo Delaroli anunciou o retorno dos laranjinhas. A ação que impedia a circulação dos ônibus tinha sido extinta pelo juiz Rafael Leão e Souza da Silva, da 3ª Vara Cível da Comarca de Itaboraí, e o processo será arquivado.


Entenda o caso


Em novembro de 2023, a Viação Maravilha, detentora da concessão municipal, entrou com ação na justiça pedindo a retirada dos laranjinhas das ruas por se sentir prejudicada. Um mês depois, com a decisão judicial a Prefeitura de Itaboraí foi obrigada a retirar das ruas os ônibus tarifa zero. Voltaram a transportar passageiros os coletivos da Maravilha, que de maravilha não tinha nada. Os passageiros reclamavam da falta de ar condicionado, pneus carecas e volta e meia os ônibus enguiçavam. A passagem custava R$ 3,75.


Na semana passada, o juiz Rafael Leão derrubou a liminar da Maravilha.

Todo o projeto de elaboração dos ônibus gratuitos foi realizado pela Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Transporte (SEMTRANS).


Carinhosamente apelidados de “Laranjinhas”, os ônibus gratuitos têm como objetivo principal possibilitar que a população tenha mais deslocamento pelo município. A iniciativa busca ainda que os ônibus façam rotas diferentes dos transportes regulares, passando por dentro dos bairros e tornando a locomoção dos moradores mais acessível.

 

Comments


bottom of page