Rio de Janeiro, 01/11/2021
Por Redação GBNEWS
Fotos: Divulgação/Águas do Rio
A concessionária que, a partir de hoje, segunda-feira (01), é responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário em 27 municípios fluminenses, incluindo 124 bairros da capital, iniciou a operação plena dos sistemas. “Vamos com determinação, muito trabalho, fé e foco, mudar a vida de quem ainda não tem água potável nas torneiras”, diz o presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini.
Para marcar o início das atividades, o governador Cláudio Castro (PL) e Alexandre Bianchini acompanharam o lançamento do programa Vem com a Gente na Mangueira e na Barreira do Vasco, assim como o início das obras de recuperação da Estação Elevatória de Esgoto Parafuso, localizada na praia de Copacabana.
“Este é um projeto que não começa só aqui, na Mangueira, mas nas 27 cidades em que a Águas do Rio, empresa do grupo Aegea, está presente. A concessionária percebeu que este é um compromisso de longo prazo, mas já começa trabalhar deste o primeiro dia, com um olhar muito especial pelas comunidades. A antecipação da operação plena permite que as pessoas já comecem a ser beneficiadas, com início das obras, para trazer mais qualidade de vida para a população”, disse o governador.
Além da capital, as intervenções para melhorar o saneamento básico também começaram hoje em outros 26 municípios fluminenses, que compõem a área de concessão da Águas do Rio, vencedora dos blocos 1 e 4 do leilão a Cedae. A companhia estadual permanece encarregada do tratamento da água que será distribuída para a maioria das cidades da Região Metropolitana.
“Elaboramos um cronograma inicial para executar em torno de 100 obras e boa parte estará concluída nos primeiros quatro meses. Elencamos locais que com ações mais rápidas será possível gerar melhorias efetivas para a população, além da recuperação de estruturas. O foco é oferecer à população serviços eficientes e atendimento ágil”, explicou Joselio Alves Raymundo, diretor de Operações da Águas do Rio.
A mobilização faz parte do investimento de R$ 24,4 bilhões para universalizar o acesso a água e ao serviço de coleta e tratamento de esgoto, a realização de projetos socioambientais, a geração de emprego e renda com a contratação de profissionais, entre outros. Até este momento, dois mil funcionários diretos e mais de 1.800 indiretos já foram integradas à companhia e o processo seletivo se mantém aberto com o objetivo de preencher 5 mil vagas diretas e uma estimativa de 15 mil indiretas. O compromisso da concessionária está também na valorização da mão de obra local, especialmente moradores das comunidades, contribuindo no desenvolvimento de todo o estado.
Canais de atendimento - Para facilitar e agilizar o atendimento à população, os canais digitais já estão em funcionamento. Pelo número 0800 195 0 195 o usuário tanto pode falar com um dos atendentes comerciais como resolver por mensagens de WhatsApp.
A agência virtual pode ser acessada no site www.aguadorio.com.br, e o aplicativo para celular Águas App está disponível para os sistemas Android e iOS.
Sobre Águas do Rio – A concessionária está presente em 124 bairros da capital (Zona Sul, Norte e Centro) e em outros 26 municípios do estado. São eles: Aperibé, Cachoeiras de Macacu, Cambuci, Cantagalo, Cordeiro, Casimiro de Abreu, Duas Barras, Itaboraí, Itaocara, Magé, Maricá, Miracema, Rio Bonito, Saquarema (3° Distrito), São Gonçalo, São Francisco de Itabapoana, São Sebastião do Alto, Tanguá, Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, São João de Meriti.
תגובות